Não existe população de ursos em Portugal. O último foi abatido no Gerês em 1843, e desde então há um único registo confirmado: um macho jovem que entrou em Bragança entre Maio e Junho de 2019, comeu 50 quilos de mel e voltou a Espanha. Mas a população mais próxima está a crescer e a aproximar-se da fronteira.
Existem ursos em Portugal?
Não de forma permanente. Não há fêmeas, não há crias, não há território ocupado — e sem isso não há população, apenas visitas.
A resposta completa é mais interessante do que um simples «não»: o urso-pardo esteve cá, foi eliminado à mão, e está a regressar por si próprio pelo lado espanhol. A questão já não é se pode voltar, mas quando e em que condições.
O último urso: Gerês, 1843
O último urso morto em território nacional foi abatido no Gerês em 1843. Antes disso, a espécie ocupava a Serra da Estrela, a Peneda-Gerês e o nordeste de Trás-os-Montes.
E não desapareceu por falta de floresta. Desapareceu por perseguição direta: caça, armadilhas e veneno. É uma distinção que importa, porque significa que o habitat que o urso precisa continua a existir — o que faltou foi tolerância.
O rasto ficou nos nomes dos lugares
Há uma prova da sua presença que não depende de arquivos: a toponímia. Vale da Ursa, Pia do Urso, Vale de Urso, Mata do Urso. São nomes que ninguém dá a um sítio onde nunca houve ursos.
Curiosamente, hoje esses topónimos são mais procurados na internet do que o próprio animal — a Pia do Urso, na Batalha, é um ecoparque visitado por milhares de pessoas que provavelmente nunca se perguntaram de onde vem o nome.
O urso de Montesinho (2019)
Na primavera de 2019, um apicultor do Parque Natural de Montesinho, em Bragança, encontrou dois colmeais destruídos. Não era um javali nem um texugo: faltavam mais de 50 quilos de mel.
O ICNF confirmou-o a partir de pelos e de armadilhas fotográficas: era um urso-pardo, na freguesia de Espinhosela. O primeiro registo fidedigno da espécie em Portugal em quase dois séculos.
Era um macho jovem, vindo da região de Sanabria, em Castela e Leão. Os machos jovens são os que dispersam: saem da área da mãe à procura de território próprio e podem percorrer centenas de quilómetros. Foi isso, e não uma reintrodução, o que o trouxe cá.
⚠️ Circulam notícias de que o animal continua a visitar Portugal com frequência. Não é o que dizem as organizações de conservação que acompanham o caso: segundo a Rewilding Portugal, depois desse episódio o urso não voltou a ser detetado. Um registo confirmado, não uma presença regular.
De onde viria o próximo
Da Cordilheira Cantábrica, no norte de Espanha. O censo mais recente, feito com identificação genética individual a partir de amostras de 2020 e 2021, estima 370 exemplares: cerca de 250 no núcleo ocidental, entre as Astúrias e Leão, e 120 no oriental, entre a Cantábria e Palência. É uma das poucas populações de urso da Europa que está a crescer.
Os dois núcleos estiveram isolados durante décadas, separados por 30 a 40 quilómetros. Em 2008 obtiveram-se as primeiras provas genéticas de cruzamento entre eles no Parque Natural de Redes: uma população fragmentada a voltar a ligar-se.
O núcleo ocidental — o que originou o urso de Montesinho — está a expandir-se para a Galiza. O norte de Portugal fica a cerca de 100 quilómetros em linha reta desse núcleo, e já em 2005 se registaram pegadas a menos de 20 km da fronteira.
E não é uma população estagnada: cresce a cerca de 10 % ao ano desde há 25 anos. Para um animal que tem uma ninhada de uma ou duas crias de dois em dois anos e meio, isso considera-se uma recuperação rápida.
O mesmo estudo conclui que é provável que mais ursos cheguem a Portugal a curto prazo, e que o Parque Nacional da Peneda-Gerês e o Parque Natural de Montesinho podem vir a constituir o limite sudoeste da área de ocorrência do urso-pardo cantábrico.
Os portugueses querem que volte?
Foi medido. Um estudo publicado na revista Conservation Science and Practice, com participação da associação Palombar, inquiriu 42 agentes locais das zonas com potencial para acolher a espécie — gestores de zonas de caça, associações de pecuária e floresta, turismo, academia e ONG —, a partir de um workshop realizado em Bragança em Outubro de 2021.
Os resultados:
- Cerca de 83 % considera provável o regresso do urso-pardo nos próximos 10 a 20 anos.
- No geral, os inquiridos não consideram os ursos animais perigosos.
- A maioria vê o regresso como uma oportunidade de desenvolvimento local, não como uma ameaça.
É um dado relevante porque a extinção não foi ecológica, foi social. Se o que eliminou o urso foi a perseguição, o que decide o seu regresso é a tolerância — e essa, pelos vistos, mudou.
O que faria falta para ficar
Uma visita não é um regresso. Para haver população são precisas três coisas:
- Um corredor. O que falta não é o animal: é a floresta autóctone contínua entre a Cantábria e o Nordeste Transmontano por onde possa chegar sem atravessar cem quilómetros de terreno aberto.
- Habitat mantido nas serras do norte. Esta é a parte que já está feita.
- Gestão ativa da coexistência: compensação de prejuízos —o mel de Montesinho é o exemplo perfeito— e trabalho com as comunidades locais.
- Fêmeas. É a peça que falta. Os machos dispersam, as fêmeas não: instalam-se perto da mãe e expandem-se devagar. Sem fêmeas, Portugal continuará a receber visitantes de passagem em vez de residentes.
Essa lentidão não é um detalhe. Uma ursa cria uma ou duas crias de cada vez e passa dois anos e meio com elas sem voltar a reproduzir-se. É a razão de fundo por que uma população de ursos avança ao ritmo a que avança — e por que 180 anos de ausência não se corrigem numa década.
E o urso ibérico, é outra espécie?
Não. «Urso-pardo-ibérico» é o nome dado à população de Ursus arctos da Península Ibérica, não uma espécie distinta. É o mesmo urso-pardo que vive na Escandinávia, na Rússia ou no Alasca — apenas mais pequeno, resultado de séculos de isolamento e de pressão humana.
Quem quiser ver ursos-pardos em liberdade sem sair da Península tem de atravessar a fronteira: as Astúrias e o norte de Leão são hoje o melhor sítio da Europa ocidental para o fazer. Sobre as oito espécies que existem no mundo, ver os tipos de ursos.
Fontes: Público, 9 de Maio de 2019 · Público, 10 de Maio de 2019 · Público, 13 de Maio de 2019 · Rewilding Portugal · estudo de perceção social publicado em Conservation Science and Practice, com participação da Palombar · censo cantábrico de Fundación Oso Pardo e governos de Astúrias, Cantábria, Castela e Leão e Galiza.