Sem dúvida os ursos têm muitas características interessantes para saber, no entanto, existem muitos mitos sobre estes animais que continuam a circular. Aqui você pode obter informações precisas e confiáveis.
Há actualmente apenas 8 espécies de ursos no mundo. Seis das oito espécies de ursos são vulneráveis ou em perigo de extinção.
A espécie de urso mais ameaçada de extinção é o panda gigante, classificado como ameaçado pela Lista Vermelha da IUCN.
O conhecido urso pardo e o urso Kodiak são duas subespécies do urso pardo.
Os ursos são omnívoros, embora sejam classificados como carnívoros, mas a maior parte da sua dieta é matéria vegetal.
A hibernação é comum entre os ursos. No entanto, os detalhes específicos da hibernação dependerão da espécie. Por exemplo, em algumas espécies de urso, apenas as fêmeas hibernam, e apenas se estiverem grávidas. Os seus descendentes também nascerão quando estiverem a hibernar. Em outras espécies, todos os machos e fêmeas hibernam. O período de hibernação para estes animais pode ser de algumas semanas a vários meses. Algumas espécies vivem em lugares mais quentes e não hibernam.
O diâmetro do território de um urso tornar-se-á maior à medida que envelhece. Nos primeiros dois anos de vida serão cerca de duas milhas ou menos. Os ursos negros adultos americanos podem ter um território de 8 a 60 milhas, mas isso vai depender de onde eles moram.
Pode parecer que os ursos são encontrados em todo o mundo, e é verdade na maioria dos sentidos da palavra. No entanto, existem algumas regiões onde os ursos não são encontrados. Estes incluem África, Austrália e Antártida. Acredita-se que há milhões de anos atrás algumas espécies de ursos viviam em África. Todas as espécies de ursos vivem no hemisfério norte, com exceção do urso de óculos que vive na América do Sul.
Um urso vai comer muito mais nos meses de verão para armazenar gordura para o inverno. Desta forma, eles terão as reservas necessárias para subsistir quando estiverem hibernando.
Os ursos são capazes de ver muito bem, eles podem ver em cores também. Têm uma visão comparável à dos humanos. Eles têm um maravilhoso sentido de olfato e, embora seus ouvidos sejam pequenos, eles também podem ouvir bem, embora não sejam grandes. Estes sentidos combinados permitem aos ursos estar atentos ao que se passa à sua volta, encontrar comida, detectar perigos e explorar o ambiente em detalhe.
Embora os ursos geralmente se movam lenta e lentamente, eles podem correr muito rápido. Algumas espécies podem correr até 35 milhas por hora durante um curto período de tempo.