Urso preto asiático

Ursus thibetanus

O urso preto asiático (também chamado urso dos Himalaias) distingue-se por ser completamente preto, exceto por uma mancha branca em forma de lua crescente no peito. A pele ao redor do pescoço é muito espessa, e pode parecer um urso com crina.

Os machos pesam pouco mais de 120 quilos e as fêmeas cerca de 80 quilos. São considerados de tamanho médio.

Urso preto asiáticoDistribuição

Os ursos pretos asiáticos estão localizados na Ásia como o seu nome sugere: Japão, Coreia, China ou Rússia. Habitam geralmente nas montanhas, especialmente em florestas decíduas e mistas.

Nos meses mais quentes aumentam mais a sua altitude. Gostam de ir para as montanhas mais altas atingindo alturas de até 3.500 metros nos Himalaias durante os meses de Verão. Em tempo mais frio descem para 1.500 metros no Inverno, embora ainda prefiram as montanhas.

Comportamento

Urso preto asiático numa árvore

O urso preto asiático é muito adaptável. É capaz de viver sem grandes problemas face à grande variedade de mudanças no seu ambiente natural, devido às suas viagens. Não é fácil para as pessoas encontrarem um urso asiático, a menos que saibam onde procurar.

Os ursos pretos asiáticos passam metade da sua vida a subir às árvores em vez de estarem no chão. Isto faz deles um dos maiores mamíferos arbóreos.

Estes ursos podem hibernar, mas nem todos o fazem, e muitos deles ficarão acordados durante todo o ano. Aqueles que dormem, fazem-no por curtos períodos de tempo.

Os especialistas acreditam que para estes ursos, quer hibernem ou não e o tempo que passam a dormir depende sobretudo da região onde vivem. A disponibilidade dos alimentos assim como a temperatura condicionam esta decisão e determinam o seu modo de hibernação. O caso das fêmeas grávidas é diferente. Quase todas as fêmeas que vão ter filhos hibernam de Novembro a Março, tendo, anteriormente, o tempo de preparar a sua toca durante o mês de Outubro.

Dieta e nutrição

O urso negro asiático é considerado omnívoro (alimenta-se tanto de plantas como de animais). Os seus hábitos alimentares são muito diversos. Adoram comer frutas, bagas e frutos secos quando estão na estação, também procuram mel e carniça nas árvores.

Tem garras curtas, o que facilita a abertura de térmitas e o desfrute do que é um banquete para elas. Também são capazes de se alimentar de casca de árvore quando outras fontes de alimento são escassas.

Não é habitual vê-los no chão, mas a fome e a oportunidade de caçar as suas presas, fá-los-ão descer das árvores e em raras ocasiões podem comer javalis, búfalos, etc.

Apesar de serem rápidos em curtas distâncias, não é habitual que tirem partido do seu potencial de caça. É também invulgar que pesquem, embora possam ser vistos a fazê-lo.

Predadores que põem em perigo o Urso Negro Asiático

Apesar de parecer feroz, o urso negro asiático é uma ameaça para tigres, lobos, leopardos e lince eurasiático, especialmente para os ursos jovens e filhotes.

Infelizmente. Os seres humanos são o outro grande perigo para os ursos negros asiáticos como as outras espécies de ursos.

Conservação

Não há esforços especiais de conservação para este tipo de urso. Em 1990 o seu habitat foi reduzido a um quinto da área que tinha antes do início do século, devido à desflorestação e à população humana, uma vez que, como dissemos, vive principalmente em árvores.

Na China, apesar de parte da população defender a sua protecção, a cultura popular utiliza partes de ursos como medicamentos tradicionais chineses, o que também torna difícil a sua protecção.

Interacção com os humanos

Como o urso negro asiático passa a maior parte do seu tempo nas árvores, é raro que os humanos os encontrem na natureza. No entanto, não são particularmente agressivos para com os humanos.

A caça a estes ursos é mais difícil do que para outras espécies. Infelizmente, este é um desafio para alguns caçadores, especialmente porque são muito inteligentes. Embora cada vez menos, estes ursos são treinados e utilizados para espectáculos de circo.