Alimentação dos ursos

O que comem os ursos?

Os ursos são animais que se alimentam de grandes volumes de alimentos por dia. A maioria consome plantas e animais.

Os ursos são considerados omnívoros oportunistas, de modo que o que um urso come realmente depende de onde vive. Por exemplo, os ursos polares são apenas consumidores de carne, devido ao facto de não terem acesso à vida vegetal no Árctico. A dieta dos ursos polares consiste principalmente em focas.

As frutas e nozes são o tipo de alimento mais comum que um urso pode comer. As frutas são frequentemente sazonais e estes animais aprendem rapidamente o que podem encontrar durante uma determinada época do ano. De facto, o padrão de movimento dentro de um território é muitas vezes gerado dependendo da fonte de alimento que está disponível em diferentes períodos de tempo. Não se esqueça de passar muito tempo a comer pequenos frutos das árvores.

Plantas, folhas e até mesmo a casca das árvores são frequentemente consumidas pelos ursos, e encontram nelas muitos nutrientes. Para os ursos que vivem em árvores, este tipo de alimento constitui a parte mais importante da sua dieta, uma vez que são abundantes e imediatamente disponíveis para eles.

Urso que come peixe
Térmitas e formigas são tipos comuns de pequenas presas que consomem. Para as espécies de ursos asiáticos, que vivem em áreas onde há térmitas de alta humidade, estão em todo o lado. Os ursos podem derrotar milhares destes animais ao mesmo tempo sem sequer pensar nisso.

Os ursos que vivem perto de lagos ou rios consomem peixe. O salmão é o tipo o mais popular de peixes que os ursos comem, usam suas garras para travá-los na água, podem ser comidos imediatamente e vão para mais. Muitas vezes parecem estar a brincar com os peixes que apanham antes de os consumirem.

Os ursos também caçam, podem procurar pequenos roedores ou animais. No entanto, não subestime o que eles vão consumir. São conhecidos por caçar alces e veados em algumas regiões.

Quando se trata de alimentar os ursos não descartam os doces que consomem. Se conseguirem deitar as mãos à cana-de-açúcar, ao inhame ou ao mel, comerão enormes quantidades. A quantidade que poderão consumir depende da época do ano e de onde vivem.

Todos os ursos tendem a consumir grandes quantidades de comida. Eles vão consumir mais do que precisam durante partes do ano para sobreviver à fome das outras partes. Um urso é capaz de armazenar grandes quantidades de gordura se o alimento for abundante. Aqueles que hibernam durante o inverno, têm que ter gordura suficiente para sobreviver durante esse período de tempo sem qualquer problema.

Em áreas mais frias, se não hibernar, verá que a comida é muito mais difícil de encontrar. As reservas de gordura permitem que os ursos vivam até que o tempo se torne mais quente e os alimentos abundem.

O ambiente natural dos ursos é reduzido e pode tornar-se muito difícil para eles encontrar comida suficiente. Isso pode aumentar a probabilidade de que eles se alimentem de piqueniques ou latas de lixo, eles farão todo o possível para sobreviver. Quando não há comida suficiente, os ursos podem morrer de desnutrição, e não serão capazes de hibernar se não tiverem gordura armazenada suficiente para durar esses longos meses.