Há muito a aprender sobre a reprodução de ursos. A idade de maturidade dos ursos pode variar de 2 a 9 anos de idade, dependendo do tipo de urso. As fêmeas estão prontas para acasalar em idades mais precoces do que os machos, devido ao facto de os machos terem de competir entre si para ganharem o direito de acasalar. Os machos mais fortes serão os vencedores e os mais fortes também serão os mais velhos.
À medida que os machos se movem no território da fêmea, podem encontrar-se uns aos outros. Ficar de pé e grunhir é a maneira de dizer ao outro urso que ele vai se reproduzir em um determinado lugar. Na maioria das vezes o urso menor deixará o urso maior ir procurar a fêmea. Há momentos, no entanto, em que a luta ocorre de forma agressiva para obter o direito de acasalar.
Para a maioria das espécies de ursos, a reprodução é natural e ocorre anualmente num determinado período de tempo. No entanto, existem algumas espécies, incluindo o urso labiado, que podem acasalar em qualquer época do ano. Aqueles que vivem em climas mais quentes são mais propensos a acasalar em épocas diferentes do ano devido à capacidade de encontrar continuamente alimentos.
Em algumas espécies de ursos, as fêmeas têm a capacidade de impedir que o embrião se fixe no útero durante vários meses. Este processo, chamado de “implantação retardada”, permite determinar quando o momento do nascimento dos filhotes será correto, geralmente o nascimento coincide com o momento em que a mãe está hibernando em uma caverna ou cova. Os bezerros ou filhotes são capazes de se alimentar do corpo da mãe até que ela esteja acordada.
Na maioria das vezes, a mãe estará sozinha para cuidar dos filhotes desde o nascimento até que eles possam se tornar independentes. No entanto, existem algumas espécies onde os machos também ajudam, esta é uma experiência fascinante de se observar. A taxa de mortalidade é mais baixa com dois pais envolvidos, já que ambos podem sair para procurar comida e proteger os filhotes.
Para os ursos panda, a reprodução é extremamente difícil. Eles são muito mais velhos do que outras espécies de ursos quando envolvidos. Os machos também não parecem tão interessados. Alguns especialistas se perguntam se o bambu que estes ursos comem pode diminuir o desejo sexual, bem como a qualidade do esperma. Mesmo quando estes ursos acasalam, nem sempre resultará na descendência esperada.
O tempo que os filhotes passam com suas mães depende da espécie, é pelo menos para o primeiro ano e meio de vida, mas a maioria será mantida por dois anos até que eles possam ser independentes, e quando a mãe estiver pronta para acasalar novamente, eles serão enviados por conta própria. No entanto, outros mantêm a sua descendência por um máximo de três anos.
O stress pode ser um factor importante quando se trata da reprodução do urso. A pesquisa mostra que quando não têm comida ou abrigo suficiente, são menos propensos a participar do acasalamento. Quando os alimentos são escassos, sentem-se ameaçados e concentram-se mais em satisfazer as suas necessidades básicas do que em acasalar.
Quando é hora de acasalar, os machos chamam as fêmeas para chamar a sua atenção. As fêmeas deixam odores fortes devido ao aumento dos hormônios para que os machos sejam atraídos por eles. Uma fêmea ursa pode dar à luz uma ninhada de uma a quatro crias, dependendo da espécie, mas na maioria das vezes terá apenas duas crias.